Como checar a eficiência da sua gestão de TI

Como checar a eficiência da sua gestão de TI

Atrelar o negócio às transformações digitais deixou de ser uma escolha para os empreendedores. Para ter mais competitividade no mercado, agilidade nos processos e confiabilidade nos resultados, ter uma excelente gestão de TI é uma obrigação.

Cada vez mais presente em todos os tipos e tamanhos de empresas, a tecnologia da informação apresenta reflexos no desenvolvimento dos negócios, relacionando-se com o mercado de forma complementar e divulgando, com amplitude, produtos e serviços.

Contudo, tais aspectos só acontecem quando há, de fato, uma gestão de TI eficiente, sem falhas e comprometida com o futuro da organização.

O peso da eficiência na gestão de TI

Uma gestão de TI bem sucedida passa pela eficiência de seus processos internos. É preciso dar uma atenção extra à manutenção deles, já que a tecnologia está tão enraizada nas nossas vidas que só percebemos a sua importância quando ela falha.

Isso porque a gestão de TI é responsável pela automatização das atividades da empresa, o que reflete em redução de custos, melhora a agilidade das rotinas e oferece um ambiente favorável às inovações.

Resumidamente, uma boa gestão de TI deve oferecer muito mais que equipamentos e softwares modernos, mas possibilitar aos gestores determinados fundamentos para a tomada de decisão.

Embora a tecnologia seja essencial para o funcionamento de uma empresa, a má gestão dos diferentes recursos pode colaborar para o aumento dos custos operacionais, perdas financeiras, baixa da produtividade e, consequentemente, diminuição dos lucros.

Para evitar todos esses percalços que tanto desestabilizam os negócios, é preciso checar, constantemente, a eficiência da sua gestão de TI, avaliando as seguintes variáveis:

Segurança das informações

Falhas na segurança, roubos de dados, quebra de senhas e ataques criminosos de hackers prejudicam empresas e clientes, demonstrando o quão vulnerável está sua gestão de TI.

As análises e coletas de dados são utilizadas para estabelecer estratégias corporativas. Geralmente essas informações são consideradas sensíveis e sigilosas, atraindo a atenção dos cibercriminosos.

É por isso que a segurança digital deve ser analisada e monitorada continuamente, com o objetivo de evitar a suscetibilidade do sistema por conta de problemas técnicos e da falta de gestão de TI.

Gestão de help desse

Dar suporte às operações tecnológicas da empresa é uma função gerenciada pela TI e retratada pelo andamento das atividades nas organizações. Mas ela não está ali apenas para resolver problemas: também atua de forma estratégica na coleta de dados dos chamados.

Essa é uma questão importante para a eficiência da gestão de TI. Os atendimentos servem de controle para futuras análises e conhecimento das ferramentas necessárias para resolver cada caso.

Gerenciamento de bens relacionados a TI

Hardwares, software, programas e sistemas possuem licenças e versões que devem ser monitoradas e renovadas. Uma boa gestão de TI precisa ter esses recursos registrados e controlados, para não correr o risco de faltar reposição de algum insumo.

Checagem da infraestrutura de TI

A infraestrutura de TI é a base que norteia toda a gestão de TI, consistindo na instalação de componentes como servidores, hardwares, softwares, rede e todo o sistema operacional.

A manutenção constante dessa infraestrutura é a melhor forma de avaliar a eficiência da TI, observando problemas como defasagem, má implementação de ferramentas e outras situações técnicas.

Como garantir a boa eficiência da gestão de TI?

Realizar atividades que garantam a eficiência da gestão de TI não é tarefa simples, e requer competência técnica dos profissionais que atuam nessa área. Comumente, pequenas e médias empresas não contemplam em seus orçamentos a contratação de uma equipe dedicada para executar esse serviço.

Dependendo do negócio, além de não comportar esse perfil profissional, o custo fica muito alto, principalmente na folha de pagamento. Por isso, o ideal é terceirizar a gestão de TI, o que gera melhor eficiência técnica e financeira.

Que tal contar com um parceiro para administrar a tecnologia da sua empresa? A 4Infra é uma consultoria de TI que pode te ajudar a ter uma gestão mais eficiente, organizada e estratégica.

Entre em contato com a gente!

Leandro está no mercado de TI desde 1997, onde já atuou em grandes empresas em Belo Horizonte, São Paulo, Brasília. Conhece do inicio ao fim tudo que envolve infraestrutura de TI, especialista em soluções Microsoft 365, Fortinet, Acronis e Redes Wireless, mas ao longo do tempo foi se aperfeiçoando e passou a cuidar da parte Administrativa, Marketing e Financeira na 4infra e como um bom Atleticano sempre está presente nos jogos do GALO.
18 de novembro de 2020

Próximos Artigos
Deixe uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

chevron-down