Contratar equipe ou terceirizar TI: o que vale mais a pena em 2020?

Contratar equipe ou terceirizar TI: o que vale mais a pena em 2020?

Para muita gente, o ano não tem acontecido como o planejado, principalmente nos negócios. Com a chegada da pandemia da Covid-19, até mesmo as formas de trabalho foram modificadas, abrindo espaço para a implantação do trabalho home office em todos os setores possíveis.

Com menos gente circulando nas ruas e o comércio fechado, os empresários se viram obrigados a utilizar como único canal de vendas a internet. Para que isso acontecesse de modo efetivo, também foi necessário reforçar os times de de TI e garantir o mínimo de falhas no processo de compra dos clientes.

Entretanto, os custos são bem altos para manter profissionais dessa área à disposição o dia inteiro, prontos para corrigir falhas e implementar novos sistemas. Nesse caso, pequenas e médias empresas, que dispõem de folhas de pagamento mais enxutas, acabam se vendo desamparadas tecnologicamente.

A opção mais econômica e, tão eficaz quanto um time próprio, é terceirizar uma equipe de TI. Isso mesmo, a terceirização proporciona redução de gastos e melhora a produção da companhia sem a necessidade de ampliar a estrutura da empresa.

Contar com profissionais de Tecnologia da Informação contribui para melhoria de processos internos e externos, além de fornecer suporte qualificado frente aos problemas com equipamentos e falhas sistêmicas. A modalidade de contratação terceirizada possui muitas outras vantagens, veja só:

Mais tempo e menos gastos ao terceirizar TI

Não se trata de encontrar deméritos em equipes próprias de TI, ao contrário, os benefícios são inúmeros. Contudo, os custos para sustentar um time completo é bastante elevado. Além disso, fazer a administração dos colaboradores, organizar partes burocráticas de contratação e montar uma estrutura compatível à função exercida, significam grandes investimentos de tempo e dinheiro.

Com a terceirização de um setor inteiro, muito menos trabalho será oferecido à administração da empresa e menos salários individuais terão de ser acordados. O pagamento mensal é sempre fixo, de acordo com o que foi predeterminado com a prestadora de serviços.

Assim, os custos de contratação e escolha de talentos ficam a cargo da empresa contratada. Você não precisará preocupar-se em buscar por profissionais, entrevistá-los, combinar pagamentos e horas de trabalho um por um. O serviço de TI contratado pode ser para o período comercial ou por 24 horas, de acordo com a necessidade de atenção da companhia.

Tomar decisões também requer dedicação e exclusividade à resolução do problema. Ao ser o responsável por uma equipe de TI, as demandas permanecem centralizadas no gestor da companhia, que deve gerenciar cada passo do time.

Ao terceirizar TI, os funcionários tornam-se responsáveis pelo gerenciamento do próprio trabalho, permitindo maior produtividade para o restante da empresa. Quando um problema maior surgir, sem dúvidas, o contratante é informado, mas sem precisar preocupar-se em resolver a situação, já que profissionais capacitados estão designados à solucionar a questão.

Desse modo, o gestor pode dedicar-se ao crescimento da companhia e fechamento de novos negócios. Tudo isso contando com a parceria de um time de TI terceirizado, apto a desenvolver ferramentas que facilitam as vendas, o atendimento dos clientes, comunicação interna e aumento da produtividade da empresa.

Serviços supervisionados

Mesmo sem necessidade de gerenciar o trabalho do time terceirizado de TI, a equipe permanece à disposição para encarar novos desafios propostos pela direção. Mesmo em trabalho remoto, realizado a distância, o profissional continua apto a desempenhar suas funções.

O trabalho do técnico envolve a criação de ferramentas que facilitem a comunicação entre os colaboradores e agilize o trabalho, como o uso de tecnologias de armazenamento em nuvem. A concessão de acessos, criação de senhas, mudanças sistêmicas, contratação de softwares e novas estratégias de trabalho, podem ser feitas pelo TI, mesmo em tempos de home office, beneficiando todos os setores.

O empresário não precisa gerenciar cada passo do time terceirizado, mas pode acompanhar o cumprimento das tarefas e convocar a equipe para solicitar soluções inteligentes aos problemas de TI da companhia. 

Ainda, a prestadora de serviços fornece relatórios diários, semanais ou mensais, dentro do que foi acordado com o cliente. Assim, o controle permanece nas mãos do gestor, sem que seja um empecilho para realizar outras atividades.

Uma equipe completa de TI é composta por analistas, técnicos, suporte e etc. Terceirizando a equipe, a procura por talentos é de responsabilidade da contratada, que sabe exatamente quais profissionais devem ser escolhidos para solucionar problemas específicos, sem que o trabalho do cliente seja paralisado por longos períodos à espera de solução.

Para quem ficou interessado em conhecer uma empresa desse ramo, a dica é contar com a 4Infra, empresa especializada na prestação de serviços de Tecnologia da Informação. Há anos no mercado, a companhia fornece terceirização de equipes de TI com garantia de qualidade e comprometimento com o crescimento do empreendimento dos clientes, ofertando o suporte necessário para colaborar com a produtividade da empresa.

Leandro está no mercado de TI desde 1997, onde já atuou em grandes empresas em Belo Horizonte, São Paulo, Brasília. Conhece do inicio ao fim tudo que envolve infraestrutura de TI, especialista em soluções Microsoft 365, Fortinet, Acronis e Redes Wireless, mas ao longo do tempo foi se aperfeiçoando e passou a cuidar da parte Administrativa, Marketing e Financeira na 4infra e como um bom Atleticano sempre está presente nos jogos do GALO.
26 de agosto de 2020

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