Firewall NGFW: O que mudou?

Firewall NGFW: O que mudou?

Quem trabalha com tecnologia em rede sabe a dificuldade de manter as informações seguras e livres de ameaças cibernéticas. A preocupação em preservar dados corporativos não é um conceito recente, mas já vem sido pensado e posto em prática desde o final da década de 80. A segurança oferecida pelo Firewall NGFW pode ser uma boa alternativa.

A ideia do Firewall, ou “parede de fogo”, veio justamente para criar uma barreira de proteção que ajuda a bloquear o acesso a conteúdo malicioso, sem impedir que os dados que precisam circular continuem fluindo.

Com o passar do tempo, os ataques foram ficando cada vez mais sofisticados, comprometendo seriamente a segurança dos dados das organizações. Essa condição criou a necessidade de incorporar novos recursos e funcionalidades à solução já existente, transformando-a em Firewall NGFW.

NGFW é a abreviação de Next Generation Firewall ou Firewall de Próxima Geração, em português. É uma evolução do dispositivo tradicional. A principal diferença está nos avanços tecnológicos a partir da inspeção de pacotes e na visibilidade de aplicações.

Esse recurso permite não apenas que os ataques possam ser evitados, mas cria políticas de controle de acesso mais dinâmicas e eficientes para os desafios atuais de segurança.

Ele foi desenvolvido com o objetivo de resolver a performance apresentada pelo seu antecessor, o UTM, através da adição de um importante recurso: visibilidade e controles baseado em aplicações.

No entanto, ainda que não sejam iguais, a finalidade do UTM e NGFW é a mesma: trazer melhorias aos usuários em soluções que funcionem quando o assunto é sistema de segurança por firewall.

Muitas características e vantagens do Firewall de Próxima Geração já eram encontradas em alguns modelos do UTM. Contudo, o novo modelo apresenta soluções mais práticas e funcionais, que atendem às solicitações dos usuários que necessitavam de um recurso com melhor performance.

Firewall NGFW X Firewall UTM

As duas soluções são bem parecidas em termos de objetivos, já que propõem proteção e segurança. No entanto, a diferença entre elas está na forma de funcionamento de cada uma.

O UTM oferece recursos de segurança como antivírus, AntiSpam e filtros de URL que bloqueiam o acesso a determinados IP´s, além de prevenção de invasão externa. Ainda disponibiliza políticas prontas para usar e ferramentas de geração de relatórios projetadas para facilidade de implementação e gerenciamento contínuo.

Já o NGFW disponibiliza todas as funcionalidades do UTM, mas em nível mais profundo, permitindo o bloqueio de protocolos, acesso por tipo de perfil, inspeção, prevenção de invasão e coleta de informações à disposição do usuário. No entanto, antivírus e AntiSpam devem ser adquiridos separadamente.

O que percebemos é que o UTM oferece um serviço mais tradicional e atende bem às necessidades das pequenas e médias empresas, desde que as ameaças não sejam de alto nível.

Por outro lado, o Firewall NGFW oferece soluções mais específicas e se destina a organizações que procuram maior controle e segurança qualificada, além de gerenciamento personalizado.

Vantagens do NGFW

O modelo NGFW oferece uma série de vantagens ao usuário que busca segurança para a rede de computadores da sua empresa:

  • Praticidade ao configurar a solução, sendo mais adaptável até para quem não possui conhecimentos profundos em TI;
  • Não exige inserção de códigos ou conhecimento prévio em IP´s e outros dados para bloqueio de acesso a determinados sites;
  • Liberação ou proibição de acesso aos usuários, e não mais às máquinas ou IP´S. Isso significa que o colaborador terá permissão de utilizar todos os dados mapeados para o seu perfil, independente de com qual aparelho ele vai se conectar;
  • Realiza inspeção em todos os pacotes dentro da rede, impedindo que usuários, softwares ou malwares quebrem o sistema de segurança.

Diante de tantas informações, é comum que o gestor tenha dúvidas na utilização dos dispositivos de Firewall NGFW ou UTM. Nesse caso, o ideal é procurar uma consultoria de TI, como a 4infra, para te auxiliar na escolha.

A terceirização de serviços de TI pode ser uma ótima estratégia para melhorar a performance do negócio  e, ainda, resguardar a empresa de possíveis ameaças.

Entre em contato com a gente!

Leandro está no mercado de TI desde 1997, onde já atuou em grandes empresas em Belo Horizonte, São Paulo, Brasília. Conhece do inicio ao fim tudo que envolve infraestrutura de TI, especialista em soluções Microsoft 365, Fortinet, Acronis e Redes Wireless, mas ao longo do tempo foi se aperfeiçoando e passou a cuidar da parte Administrativa, Marketing e Financeira na 4infra e como um bom Atleticano sempre está presente nos jogos do GALO.
15 de janeiro de 2019

Próximos Artigos
Deixe uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

chevron-down