5 passos para entender o que é monitoramento em TI

5 passos para entender o que é monitoramento em TI

Não existe possibilidade de uma empresa funcionar de maneira independente sem a utilização de tecnologias cruciais ao seu negócio. Isso vale tanto para quem tem dados estratégicos, que necessitam de integridade para manter a empresa rodando, quanto para quem precisa lidar diretamente com a tecnologia para entregar seus produtos ou serviços.

É nessas duas frentes que o monitoramento em TI atua. Em linhas gerais, esse serviço é indicado a todas as organizações que precisam controlar a infraestrutura de forma rápida, eficiente e sustentável. O monitoramento pode ser feito através de um ambiente de TI dentro da empresa, de um ambiente externo – feito com empresa parceira – e por relatórios de capacidade, como SLA e SML.

Os principais benefícios dessa iniciativa são o gerenciamento preventivo de falhas, a facilidade em encontrar indicadores e o alinhamento dos potenciais da TI aos objetivos da empresa.

E, para entender melhor como monitorar a TI pode ser benéfico ao negócio, separamos os cinco primeiros passos para entender porque essa escolha é indispensável às pequenas, médias e grandes empresas. 

#1 As ferramentas para monitoramento em TI

Se feito dentro da empresa, o monitoramento em TI vai exigir uma série de equipamentos adequados a essa finalidade, como hardwares e softwares que possibilitem o acompanhamento de dados e sistemas.

Mas, no caso da terceirização do serviço, essa infraestrutura fica a cargo da empresa especializada. A ferramenta interna, então, seria o sistema de TI utilizado pela equipe para a comunicação entre os dados das equipes.  

#2 Definição de prioridades

O setor de TI é responsável por toda a informação que circula dentro da empresa, desde os arquivos até os novos dados. E, para não sobrecarregá-lo com o que não é relevante, é preciso definir prioridades de monitoramento.

Isso é importante principalmente em momentos de urgência, em que a recuperação de desastres se faz necessária. E, ainda, faz com que a empresa possa gerenciar seus recursos de forma sustentável, dando mais atenção – e investimento – ao que precisa de mais atenção – e investimento.

#3 Soluções ideais 

Para que o monitoramento de TI seja considerado eficaz é indispensável que a empresa conte com a solução adequada à sua necessidade. Estamos falando em entender o que é preciso para que a área de TI possa trabalhar sem interrupções e com o máximo de aproveitamento de seus recursos.

O grupo das soluções ideais engloba hardware, software, sistemas de gestão, firewalls, armazenamento em nuvem e tudo o mais que melhore a performance empresarial. Ao suprir as necessidades de uma equipe de TI, a empresa está não só aumentando o tempo de vida útil de seus equipamentos, mas, também, tratando a produtividade como item prioritário para o faturamento.

#4 As métricas

O monitoramento em TI exige que a gestão do setor tenha indicadores de performance que possam ser acompanhados ao longo do tempo. Afinal, o que não se mede não pode ser tido como resultado. Para saber se as mudanças feitas em tecnologia da informação surtiram efeito, é importante entender suas nuances. 

Nesse sentido, o principal indicador de performance de TI é o uptime, que pode avaliar a disponibilidade de todas as soluções implementadas. Com ele, todo dispositivo ou sistema que rode acima de 98% está em boas condições de uso. Abaixo disso a empresa pode ter problemas. 

#5 Levantamento de recursos

Uma TI que opera no positivo é uma TI que tenha recursos à sua disposição para melhorias. A sugestão é utilizar o resultado das métricas para calibrar prioridades, necessidades e urgências do setor. Quanto mais atenção a empresa dá aos relatórios que pratica, menos terá de arcar com prejuízos inesperados.

Dito isso, o monitoramento em TI não pode ser relegado em prol de outras adaptações, já que a área é imprescindível para manter a empresa rodando seus dados em segurança e com eficácia.

Se você ainda não faz monitoramento em TI, ou não tem resultados bons com seus sistemas atuais, entre em contato com a 4Infra. Nós podemos te ajudar a encontrar a solução ideal para o gerenciamento das suas informações mais preciosas.  

Leandro está no mercado de TI desde 1997, onde já atuou em grandes empresas em Belo Horizonte, São Paulo, Brasília. Conhece do inicio ao fim tudo que envolve infraestrutura de TI, especialista em soluções Microsoft 365, Fortinet, Acronis e Redes Wireless, mas ao longo do tempo foi se aperfeiçoando e passou a cuidar da parte Administrativa, Marketing e Financeira na 4infra e como um bom Atleticano sempre está presente nos jogos do GALO.
7 de dezembro de 2019

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