Suporte presencial de TI vs Suporte remoto

Suporte presencial de TI vs Suporte remoto

Escolher o melhor formato de assistência técnica para sua infraestrutura de TI pode ser crucial para o desenvolvimento dos seus negócios. Afinal, todo gestor deseja ter seu sistema disponível o máximo de tempo possível para evitar prejuízos. Mas qual é a melhor opção para sua empresa? Suporte presencial de TI ou suporte remoto?

Cada uma das soluções apresenta vantagens e desvantagens, e nosso post é exatamente sobre isso!

Suporte presencial de TI

O suporte presencial de TI acontece quando a assistência técnica é feita em campo, ou seja, dentro da empresa. Ele se destina à solução de problemas mais complexos e à instalação de dispositivos, que demandam a presença de um profissional.

Dentre as situações mais comuns, estão as falhas físicas, como problema com cabos de rede ou equipamentos que não ligam, e infestação de vírus. Uma manutenção geral preventiva para fazer o check-up das máquinas também é uma situação de suporte presencial de TI.

Vantagens e desvantagens

O suporte presencial de TI possui algumas vantagens relevantes para uma empresa. Veja:

  • O técnico consegue identificar o real problema, já que poderá visualizar no local o que precisa ser feito, ao invés de confiar no relato de terceiros (que pode ser deficiente);
  • O fato de o serviço prestado partir da avaliação local do profissional, há mais chances de ele ser também mais eficiente, resolvendo, de fato, o problema;
  • O gestor consegue expressar melhor as necessidades de sua infraestrutura pessoalmente, facilitando o planejamento do suporte.

Entretanto, é preciso balancear os benefícios com as seguintes desvantagens:

  • A resolução de problemas simples com o suporte presencial de TI demora mais tempo, o que compromete a produtividade e a retomada dos serviços;
  • O custo do suporte presencial é maior, já que envolve deslocamento e mais tempo do profissional;
  • Por ter um custo maior, a solução pode comprometer a saúde financeira da empresa no médio e longo prazo.

Suporte remoto de TI

Suporte presencial de TI vs Suporte remotoSuporte remoto de TI é aquele em que o profissional acessa o equipamento do cliente por meio de um software de compartilhamento para avaliar e resolver problemas de baixa complexidade na infraestrutura.

Lentidão de internet ou de máquina, problemas com e-mail, aplicações ou impressora são bons exemplos de incidentes que podem ser resolvidos remotamente.

Vantagens e desvantagens

As maiores vantagens do suporte remoto de TI são:

  • Economia de tempo, uma vez que a assistência técnica se inicia assim que o gestor aciona o profissional por telefone ou videoconferência;
  • Decorrente da economia de tempo, o suporte remoto de TI é uma solução de problemas mais ágil, o que, por sua vez, retoma a disponibilidade dos sistemas e a volta dos serviços com rapidez;
  • Bom custo-benefício, especialmente para pequenas empresas, já que não há custos com deslocamento ou mais tempo do profissional responsável pela assistência.

Porém, o gestor deve considerar as seguintes desvantagens:

  • Ao comunicar o problema ao profissional, o gestor deve ser capaz de descrever com exatidão o incidente para que ele seja solucionado, o que quase nunca acontece;
  • A dificuldade de comunicação pode fazer com que o suporte remoto leve mais tempo para solucionar o problema do que o suporte presencial;
  • O suporte remoto pode não ser uma solução adequada às empresas de grande porte devido à complexidade da infraestrutura.

Suporte presencial ou remoto?

A escolha pelo suporte presencial ou pelo suporte remoto dependerá das características da infraestrutura empresarial e da realidade financeira. Em suma, pode dizer que a melhor opção é escolher o suporte presencial para questões que envolvam hardware (mais complexas) e o suporte remoto para softwares (mais simples).

É preciso ter em mente que essas soluções são complementares, já que um pequeno problema pode se resolver com a assistência remota, mas pode evoluir para um incidente que demande a presença do profissional.

Agora que você sabe a importância de ter em mãos a possibilidade de ter suporte presencial ou remoto, escolha um parceiro que integre os dois serviços, como a 4infra. Sua empresa terá à disposição toda a estrutura da 4infra para manter o seu parque computacional em perfeito estado de funcionamento.

Caso haja algum problema, o suporte é dado inicialmente por telefone com acesso remoto e, se não for resolvido, é deslocado um técnico até o local.

Conheça melhor a solução da 4infra!

Leandro está no mercado de TI desde 1997, onde já atuou em grandes empresas em Belo Horizonte, São Paulo, Brasília. Conhece do inicio ao fim tudo que envolve infraestrutura de TI, especialista em soluções Microsoft 365, Fortinet, Acronis e Redes Wireless, mas ao longo do tempo foi se aperfeiçoando e passou a cuidar da parte Administrativa, Marketing e Financeira na 4infra e como um bom Atleticano sempre está presente nos jogos do GALO.
14 de agosto de 2018

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